Independentemente da sua área de atuação, filmes sempre são uma boa pedida. Quando podemos juntar o útil ao agradável, melhor ainda. O cinema é uma ótima fonte de estudos, servem para nos manter atualizados e distraem a mente. Todo profissional da área de comunicação e marketing que se preze precisa expandir seus conhecimentos criativos e estratégicos, e nós, vamos te ajudar com essa seleção de filmes de marketing. Então, confira nossa lista dos 5 filmes relacionados ao marketing que você precisa assistir!
1) O homem que mudou o jogo (esporte/drama 2011)
Moneyball (título original) é baseado em uma história real. O gerente do time de baseball, Billy Beane (Brad Pitt), com pouco dinheiro em caixa e ajuda de um amigo, desenvolve um sofisticado programa de estatística para o clube, como resultado o time fica entre as principais equipes do esporte dos anos 80. A inovação que pode mudar o jogo é o foco do filme. Muitas vezes pensar fora da caixa e fazer tudo diferente pode ser a única saída. Assumir riscos traz insegurança, mas é também fundamental para mudar as formas de se fazer as coisas.

2) Do que as mulheres gostam (romance/comédia 2000)
Comédia com Mel Gibson sobre o universo feminino e tem como cenário principal a agência de publicidade Sloane Curtis. O longa evidencia muito bem a importância de se definir com precisão o público-alvo, mostra a relevância do trabalho em equipe e, para os mais observadores, dá boas dicas de como funciona o dia a dia de uma agência de propaganda.

3) Piratas do Vale do Silício (tecnologia 1999)
O filme fala sobre como surgiu as empresas Microsoft e Apple na década de 70 através de 4 jovens que adoram informática; Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs e Steve Wozniak. Para quem se interessa por tecnologia (difícil fazer marketing hoje sem ter estima por essa área), vale a pena ver o filme.

4) Obrigado por fumar (comédia/sátira 2005)
Esse filme trabalha com uma das indústrias que mais ganhou dinheiro através da publicidade e marketing, a indústria dos cigarros, que acompanha os bastidores pelo ponto de vista de Nick Naylor (Aaron Eckhart), principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, e como o uso de cigarros em filmes de Hollywood vendendo a imagem que os mocinhos fumam, influenciou o público-alvo.

5) Lemonade (documentário 2009)
Documentário de 2009 sobre mais de 100 mil publicitários que perderam seus empregos nos EUA durante o período da Grande Recessão. O filme mostra o impacto que o mercado sofreu com a crise e como a vida desses profissionais mudaram após terem sidos dispensados de suas funções, mostrando ser sempre tempo de criar oportunidades para encontrar o seu verdadeiro propósito na vida.

Dica extra: série Mad Men
A série tem o mercado publicitário da década de 60 como cenário, uma época com menos regulações, quando fumar era um ato glamouroso, símbolo do poder e as maiores contas das agências eram das companhias de tabaco.
Um dos pontos mais louváveis da série é a criatividade que os atores demonstram em suas decisões. Grandes profissionais e agências se constroem, justamente, por uma base criativa e, em Mad Men, podemos ver bem Don Draper e sua equipe, em ação nos dando uma lição quanto a isso.

Aproveite o final de semana para colocar os filmes em dia com nossas dicas, veja também nossas indicações de séries ou documentários para designers, e não esqueça de curtir nossas redes sociais. Todo dia temos dicas que podem mudar a sua vida.