5 maneiras de promover o Endomarketing

5 maneiras de promover o Endomarketing

Endomarketing é um conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno de uma organização. Também podemos chamar de marketing interno e visa a motivação da equipe e colaboradores de uma empresa evitando a rotatividade de pessoal. Existem algumas maneiras de promover esse marketing interno para aumentar a satisfação e engajamento dos funcionários. Veja o que preparamos para você em nosso artigo.

Qual a base do Endomarketing?

Antes de tudo, em uma tigela, misture uma dose de RH, outra de Marketing, um pouco de todas as áreas da sua empresa e voila! Endomarketing não se resume apenas a ações de marketing, é uma junção de ações entre os setores de RH e o marketing da empresa.

Enquanto o RH se ocupa em observar e tratar as necessidades de seus colaboradores, o marketing transforma os problemas em possibilidades criativas de melhora, ambos garantindo um melhor ambiente de trabalho para todos.

O Endomarketing precisa conversar com todas as áreas da sua empresa, mas o grande parceiro, ainda é o RH.

Essas ações podem ser participações da família perante à empresa, treinamentos e cursos de capacitação profissional, troca de experiências entre colaboradores, eventos corporativos voltados aos profissionais, melhorias na comunicação interna, reconhecimento profissional, tanto individual quanto da equipe, dentre diversos outros estímulos, por exemplo.

Mas, são poucas empresas que se preocupam e investem em ações de endomarketing, e as que reconhecem seu valor, acabam se destacando no mercado.

Defina seus pilares

De acordo com Fernando Cesar, Líder de Marketing e Endomarkerting da Mooven Consulting, em uma entrevista para uma live no Instagram da Creative, “Endomarketing não é só fazer comunicação para dentro, é saber para onde você está olhando e o que você deseja obter com aquela ação”.

Da mesma forma que você define seu público quando pensa em marketing, você também precisa conhecer seu público, neste caso, colaborador, no endomarketing.

Além de conhecer seu público, é necessário traçar a melhor estratégia para seus colaboradores e sua empresa. Por exemplo: implemente as metas dos investimentos de endomarketing necessárias para sua organização, qual seu objetivo final? Motivar sua equipe de vendas? Manter seus colaboradores felizes? Aumentar a taxa de satisfação do seu time? Pense nas pessoas que fazem parte da sua empresa.

O que se espera com as ações de Endomarketing?

Antes de tudo, endomarketing não é sobre funcionários felizes, e sim, sobre colaboradores e equipes que se sentem parte de um grupo e de algo maior. E, esse sentimento é o grande motivador da construção de uma performance cada vez melhor para um todo.

Uma ação de endomarketing bem-sucedida beneficia toda uma empresa, pois você consegue:

. Motivar colaboradores

Um colaborador engajado com sua empresa desenvolve um vínculo de reciprocidade. Ou seja, ele oferece mais ao seu trabalho e à empresa. O funcionário engajado pode recusar propostas por causa desse vínculo, estabelecendo uma relação saudável e colaborativa entre a empresa e a equipe.

O próprio funcionário se torna o embaixador da marca, falando bem da empresa, promovendo sua missão e valores, se tornando mais motivado, portanto, mais produtivo, e o mais importante, fortalecendo a conexão entre empresa e colaborador.

. Menor rotatividade de pessoal

O Endomarketing está totalmente ligado à motivação. Uma vez que você promove, de forma correta, essas ações, você motiva sua equipe. Se você pensar em funcionários motivados e satisfeitos, sua taxa de rotatividade diminuirá muito, pois ele não pensa apenas no salário, mas em tudo que a empresa oferece, incluindo a importância que a organização dá para todos seus colaboradores.

. Reduzir custos

Uma menor rotatividade na empresa gera funcionários com maior tempo de casa e mais experientes e dedicados ao trabalho. Esses funcionários já sabem muito bem como a organização funciona, são mais ágeis e já estão acostumados com a equipe. Isso gera um fluxo maior de trabalho, pois o tempo desprendido para treinamentos de novos colaboradores, é menor. Isso gera uma otimização na produtividade.

Esses foram apenas alguns exemplos de benefícios das ações de endomarketing.

Exemplos de ações de Endomarketing

1. Melhore a comunicação interna

Essa é uma forma para que cada colaborador crie sua conexão com a empresa. O trabalho coletivo precisa de uma comunicação interna forte e é fundamental que sua empresa trabalhe a melhoria desses processos de comunicação.

2. Pesquisa de satisfação

Não é só com os clientes que as pesquisas de satisfação devem ser feitas, com os colaboradores, as pesquisas também devem existir. O RH deve disponibilizar e realizar pesquisas que auxiliem as necessidades dos funcionários. Assim, será possível colocar em prática ações que melhorem o ambiente de trabalho e o dia a dia das pessoas da empresa.

Igualmente, para Fernando, um colaborador satisfeito é aquele que recomenda e indica a empresa, a partir daí, foi implementado no Grupo Mooven um método de mercado chamado NPS (Net Promoter Score), um indicador de satisfação de seus funcionários em relação a sua organização. “Abrimos um espaço constante para as pessoas falarem o que elas querem e elas sabem que terão uma resposta embasadas em seus questionamentos”, diz Fernando.

Dica: leve em consideração (de verdade) todas as sugestões recebidas. Os funcionários vão se sentir mais acolhidos e participativos nos processos internos da empresa.

3. Treinamentos, capacitações e eventos

Motivar é a palavra-chave quando falamos de endomarketing! Quando pensamos em crescimento pessoal e profissional, a motivação caminha de mãos dadas. Bem como, quando realizamos eventos motivacionais, sejam cursos, palestras, workshops etc., acrescentamos algo de positivo na formação daquele colaborador, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. A empresa precisa se posicionar e investir para o bem da sua equipe.

4. Benefícios

Explore benefícios que vão além dos que já são oferecidos, ou até mesmo obrigatórios.

Invista em bem-estar, faça parceria com academias, clínicas de estética, salões de beleza, barbearias, acupuntura. Às vezes, oferecer um horário mais flexível, possibilidade de home-office, dia do filho no trabalho, pet day dentre outros, pode fazer muita diferença.

Assim também, algumas empresas conseguem trabalham com bonificações, prêmios ou bônus. Pense sobre isso.

Como resultado, essas ações, além de motivar, garantem que sua equipe se dedique cada vez mais, aumentando a produtividade e produzindo engajamento.

5. Iniciativas simples que demonstram preocupação

Um exemplo claro para uma iniciativa simples é a preocupação com a alimentação saudável. A prática de oferecer frutas no escritório demostra preocupação com seus funcionários e é um agrado para sua equipe, com esse incentivo de vida mais saudável. Esse interesse genuíno da organização pelo bem-estar dos colaborados é muito bem-visto.

Que tal conhecer outras formas de fazer Endomarketing na empresa? Assista a live completa promovida pela Creative com Fernando Cesar, Líder de Marketing e Endomarkerting da Mooven Consulting.

Gostou do nosso artigo? Portanto, siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.  

Compartilhe essa postagem