“Já não se faz mais marketing como antigamente.”
Você já deve ter ouvido essa frase e precisa se atualizar caso queira estar à frente da sua concorrência. No entanto, o marketing digital está assumindo em definitivo o papel de trabalho de forma alinhada com o comportamento dos consumidores. Quais os mitos e verdades sobre o marketing digital?
Com um público cada vez mais exigente, o marketing veio para entender como o cliente pensa, assim, assumindo a missão de analisar o comportamento do consumidor, visando antecipar suas necessidades e entrar de vez na mente do público.
Até dez anos atrás, estratégias de marketing eram muito voltadas para publicidade off-line (marketing tradicional, atualmente chamado de Outbound Marketing), sobretudo, com objetivo de chamar atenção de todos, o tempo todo.
Então, com o passar do tempo, as marcas começaram a perceber que a internet poderia ser uma boa ferramenta de divulgação, surgindo assim o Inbound Markerting (marketing de atração).
Tempos de Marketing Digital
Estamos numa era onde a presença digital se tornou um componente central para os negócios. Agora, tudo é digital – os canais, os produtos e serviços, a operação, os concorrentes e claro, os clientes são digitais.
Os negócios vencedores serão os que se reinventarem continuamente. Assim, quem ficar parado perderá relevância e ficará fora do mercado – independente do tamanho da empresa e setor de atuação.
Com as pessoas cada vez mais conectadas ao mundo virtual, é bem difícil um negócio sobreviver sem o marketing digital. Do mesmo modo, a internet possibilita que marcas usem seus canais digitais como; sites, blogs, redes sociais, e-mails etc., para entender e solucionar dores e desejos do seu público-alvo.
Antes, o marketing atingia as massas, hoje, o marketing digital tem como finalidade atingir o indivíduo certo no momento certo.
Mas você já se perguntou se está fazendo isso certo?
O marketing digital é um caminho sem volta que se renova a cada dia, e mesmo assim, existem muitos empreendedores resistentes a esse conceito pelo simples fato de recorrerem a diversas informações errôneas, distorcidas, experiências negativas no assunto e que passaram a não acreditam no poder do marketing digital para seu negócio.
No artigo de hoje, separamos alguns mitos e verdades em relação ao marketing que vão melhorar suas perspectivas de negócio. Confira:
MITOS OU VERDADES?
1- Primeiramente, conheça seu público-alvo e sua persona (VERDADE)
Essa é a principal etapa do planejamento da sua campanha! Vá muito além do que descrever detalhes como idade, sexo, localização, classe social… Investigue. Desde já, é necessário incluir padrões de comportamento, motivações e objetivos de vida.
A forma de comunicação entre as empresas e o público se atualizam constantemente e para isso é preciso estar preparado para entender o perfil dos consumidores, planejando estratégias de marketing de forma eficazes na atração e satisfação do cliente e da empresa.
2- Construa conteúdo (VERDADE)
Agora que você já traçou o perfil da sua persona, é hora de chamar atenção do seu público-alvo. Para isso, construa conteúdo relevante. Sobretudo, forneça informações sobre seu produto, marca, serviço de forma direta ou indiretamente através de um conteúdo criativo, fácil e acessível.
O marketing digital permite que esse conteúdo seja repassado em diversos formatos, deste modo, seja criativo! Um conteúdo consistente é o caminho para a construção de confiança, credibilidade e reputação da sua marca.
3- Marketing Digital substitui o tradicional (MITO)
O Marketing digital faz parte do Marketing como um todo, logo, ele não pode substituir o Marketing tradicional. Portanto, ele é um complemento que determina o sucesso do marketing, tais como peças impressas, desenvolvimento de produto, sucesso do cliente e estratégia comercial para vendas, dentre outros exemplos.
4- Primordialmente, o foco do Instagram agora são os vídeos (VERDADE)
As redes sociais, quando bem usadas, servem como:
- Fontes de interação e propagação de conteúdo;
- Interação das marcas com seu público;
- Divulgação de conteúdos de outros canais;
- Criação de conteúdo para ser consumido na sua própria rede;
- Engajamento.
Se engana quem pensa que redes sociais só servem para gerar conteúdo. Dessa forma, as pessoas esperam que as marcas conversem com seu público, e, para isso, é necessário monitorar sua presença nas redes e engajar com sua audiência.
Existem algumas regras fundamentais quando criamos redes sociais para uma empresa:
- Planejar;
- Usar sempre um perfil profissional;
- Ter uma voz própria;
- Alterar entre conteúdos próprios e de terceiros;
- Ter um calendário de publicação;
- Monitorar o tempo todo;
- Incentivar o diálogo.
O Instagram é uma rede extremamente visual, assim, se não tem apelo visual, não faz sentido estar no Instagram. Como resultado, tem um alto engajamento, maior que o seu colega Facebook.
O objetivo principal do Instagram é o alcance de marca.
Em relação aos vídeos, eles são fáceis de consumir, se adaptam facilmente, geram empatia, então, são compartilháveis e o grau de interação é extremamente fácil. Assim, a plataforma impulsionará mais conteúdos em vídeos para tornar sua experiência mais imersiva na rede.
5- Minha empresa não precisa investir em Marketing (MITO)
Posso gritar que é MIIIIITOOOOO?
Essa visão, para alguns empresários, pode estar relacionada a experiências negativas. Bem como, a verba destinada para gastos com marketing não trouxe retornos financeiros ou fortalecimento da marca e inibiu novos investimentos. Além disso, empresários sem experiência no assunto, que acreditam que esse seria um gasto inútil, pois, não acreditam no poder do marketing digital para seu negócio.
Ainda existem empresas que trabalham com a mentalidade de “sempre fizemos assim e dá certo”. Mesmo diante de tantas inovações batendo à porta.
Há muito tempo que o marketing digital vem derrubando barreiras, mas a maioria das empresas, apesar de reconhecer sua importância, implementam a passos largos algumas poucas mudanças e muito do seu potencial fica às margens das discussões de curto prazo.
Em conclusão, se você enxerga marketing como um gasto e a verba de marketing é a primeira a ser cortada do orçamento ou, a última a ser pensada, se o negócio precisa economizar, saiba que o concorrente provavelmente não está fazendo o mesmo.
A Creative é rápida, interativa, simples, pessoal e num preço que a sua empresa pode pagar.
Gostou dos nossos Mitos e Verdades?
Siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.