Você sabe a importância da Inteligência Artificial e dos Chatbots no Marketing?
Com a tecnologia cada vez mais integrada ao marketing, é normal utilizarmos ferramentas cada vez mais modernas na nova era do mundo digital. Para entender melhor, confira nosso artigo sobre Marketing do Futuro, clicando aqui.
Desta forma, o uso de Chatbots (robôs com inteligência artificial), softwares que simulam humanos na fala humana e são capazes de interagir nos meios de comunicação, respondendo perguntas como se fossem um ser humano, transmitindo dados específicos e até mesmo, complexos, estão sendo adotados no atendimento e relacionamento das empresas com seus consumidores.
Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial é uma realidade que está cada vez mais ao nosso alcance.
Em resumo, é a capacidade de transformar dispositivos eletrônicos em maneira que lembrem o pensamento humano, incluindo as variáveis das tomadas de decisões em resolver problemas.
A inteligência artificial foi desenvolvida pelo homem para que os dispositivos criados por ele pudessem desempenhar funções sem a interferência humana. (Dá um nó na mente, né?).
Onde o Marketing entra nisso?
Em tudo!
Essa interação da inteligência artificial com o consumidor é de suma importância para os profissionais de marketing, pois permitem melhorias em produtos e serviços para seus clientes. E com isso, criando soluções variadas em diversos aspectos de nossas vidas.
A inteligência artificial facilita o mercado e no mundo do marketing não é diferente. Marcas usam a IA para seu próprio benefício melhorando a experiência do usuário.
Existem diversos benefícios que a inteligência artificial pode somar ao marketing, como: automação de atendimento, segmentação do público, recomendação de seus produtos e serviços, mecanismos de busca, reconhecimento de voz e imagens, campanhas digitais, geração de conteúdos, dentre outros.
E os Chatbots?
Os chatbots não fornecem apenas repostas imediatas, eles também oferecem uma possibilidade de extensão de serviços. Por exemplo, a Alexa está conectada a alguns aplicativos como, Uber, Spotify, Echo da Amazon etc.
Para muitos profissionais de marketing, em especial diretores da área, essa tecnologia, que ainda não propagou, é o caminho para novos desafios e oportunidades.
Num futuro não muito distante, veremos os chatbots como vendedores das lojas.
Chatbots X clientes e empresas
Você já conseguiu captar quais os benefícios dos chatbots para os clientes e as empresas?
Pense sobre isso: extensão de serviços, redução de estresse e resposta instantânea. Os chatbots oferecem todas essas funcionalidades.
Tudo bem que os robôs com inteligência artificial não transmitem conversas profundas (aí já seria demais, né?), mas eles são programados para responder perguntas com precisão em alta demanda.
É necessário que a marca admita que a conversa será conduzida por uma máquina, assim o consumidor não se sente enganado e que seus dados serão capturados e o que a empresa pretende fazer com eles. Essas questões são importantes para demostrar confiança ao cliente.
Chatbots X humanos
Os chatbots são incríveis, nós já entendemos essa parte. Mas isso não faz com que eles substituam os humanos. Fiquem tranquilos, a raça humana não será extinta.
Acima de tudo, eles vieram para ajudar no atendimento e no marketing, agregar na comunicação e nos libertar de tarefas repetitivas, facilitando nossas vidas.
Como resultado, a realidade é que essa tecnologia caminha para ser, muito brevemente, predominante também na transformação dos produtos em novos serviços para os consumidores.
Gostou do nosso artigo? Portanto, siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.