Você já ouviu falar em Transformação Digital e Agilidade Corporativa?
Não? Então, prepare-se, sua empresa vai precisar.
A Transformação Digital é inevitável para a sobrevivência dos negócios nos próximos anos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, Transformação Digital não envolve apenas investimentos em TI, software ou web.
Sobretudo, trata-se, na verdade, de uma mudança de mentalidade e mudança de paradigma que vêm sendo adotadas pelas grandes empresas do mundo para acelerar as mudanças corporativas e dar eficiência aos processos. Englobando mudança de cultura, operações e entrega de valor. O que se busca é agilidade dos processos, assertividade dos investimentos e retornos rápidos.
Já ouviu falar sobre Scrum, técnica conhecida como a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo?
Já ouviu falar de OKR, eficiente técnica de assertividade dos resultados? Ela é utilizada por empresas como Google, Spotify, UBER, Amazon, Linkedin, Walmart e muitas outras.
Dessa forma, você sabe se sua empresa está acompanhando as concorrentes na busca por mais eficiência?
Se a resposta for não, é melhor ficar atento às mudanças corporativas. Busque rapidamente uma empresa especializada em Transformação Digital.
Qual o objetivo da transformação digital?
Primordialmente, o objetivo da Transformação Digital é elevar os negócios a um novo patamar de eficiência, agilidade, qualidade e de entrega de valor.
Então, trata da busca por melhorias contínuas e ágeis, flexibilidade e rápida adaptabilidade às desenfreadas mudanças de comportamento do mercado (e da própria sociedade), focar no que é certo na hora certa (Como no Livro de John Doerr “Avalie o que Importa”) e ser capaz de dar respostas rápidas às demandas internas e externas.
- Um bom processo de Transformação Digital consegue contemplar as seguintes iniciativas:
- O desenho da estratégia, metas e objetivos de resultado claros para sucesso do negócio;
- Uma definição do usuário, seu perfil e suas necessidades;
- Um bom detalhamento da experiência de produtos e serviços para o cliente (usuário) visando ao consumo e satisfação (criando recorrência de consumo);
- A determinação dos processos e práticas de trabalho das equipes para agilidade e eficiência;
- A organização de papéis, responsabilidades e competências dos colaboradores para fluidez, agilidade, eliminação de silos e especialização;
- Designação das prioridades para fazer o que é mais importante na hora certa;
- Implementação de ferramentas para automação, simplificação e modernização dos processos;
- Estabelecimento de métricas e governança para transparência, controle e tomada de decisões assertivas;
- Desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais da força de trabalho, alinhado à estratégia de negócio (engajamento dos colaboradores).
Para isso, se faz fundamental implementar o processo com base em sólido conhecimento técnico. Principalmente com base nos métodos ágeis: OKR, SCRUM, Design thinking, Kanban, Lean, etc. Conhecer a melhor estratégia e o modelo adequado para a mudança ágil (Framework ágil) e ter um time preparado para adotar as melhores práticas necessárias para atingir o resultado, por exemplo.
Como aplicar a transformação digital nas empresas?
Em um curto prazo, as empresas já têm a percepção dos benefícios e colhem os frutos da transformação.
Uma boa técnica de Transformação Digital envolve priorizar as práticas e ações relevantes. Defina o foco inicial, formate o backlog de prioridades, mobilize e prepare as pessoas impactadas para um novo modelo de negócio que não é mais uma possibilidade, mas uma necessidade. Assim, tudo isso envolto num mundo tecnológico onde as pessoas esperam respostas rápidas, eficientes e centradas nas necessidades do usuário.
Já não é segredo para ninguém que o mundo moderno é conhecido pelo acrônimo VUCA, ou seja, marcado pela volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).
Zygmunt Bauman tratou do tema no célebre livro “Vidas Líquidas”. Ele demonstra que a atual estrutura social e econômica tem se caracterizado por vínculos descartáveis e efêmeros. Seja no amor, nos relacionamentos profissionais e afetivos, na segurança pessoal e coletiva, no consumo material e espiritual, no conforto humano e no próprio sentido da existência. Isso, sem dúvida, é fruto da dinamicidade do estilo de vida, com tendências inconstantes e altamente mutáveis.
Tal como desenhado por Bauman no Livro Vidas Líquidas, o mundo também é muito fluido, muito líquido, ou seja, sujeito a constantes mudanças de paradigmas, por isso, chamado de VUCA.
Como lidar com isso no mundo corporativo? Como acompanhar essas mudanças constantes e dinâmicas que explodem a cada dia?
Atualmente, só há uma resposta, investir em Transformação Digital.
Conclusão
Por fim, sem a Transformação Digital dando agilidade aos negócios, a tendência é perder a relevância no mercado e ser substituído por empresas mais eficientes, centradas nas necessidades dinâmicas dos usuários. Assim, uma empresa digital é ágil e flexível o suficiente para se adaptar rapidamente às mudanças contínuas de um mundo em que ninguém conhece ao certo como será o dia de amanhã.
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