Você já criou vários textos, mas percebeu que seus leitores não se interessam pelo seu conteúdo?
Saiba como criar um bom texto para seus leitores!
Vou te mostrar agora o que você precisa fazer para escrever textos persuasivos para que seu público se interesse pelo seu conteúdo e realize as ações que você deseja quando idealizou a abordagem para cativar seu leitor, ganhando assim mais engajamento no seu site, blog ou redes sociais.
Chame atenção do seu leitor no texto
Existem algumas fórmulas para persuadir uma pessoa ou grupo a realizar uma ação específica durante a construção textual. Quer saber como usá-las?
Continue lendo que vou explicá-las.
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo virtual e é bem difícil prender a atenção do público com o número de distrações que existem no mundo virtual e entender e solucionar dores e desejos do seu público-alvo é um dos seus desafios quando você escolhe o conteúdo do seu artigo, post, redação etc.
Primordialmente, antes de começar a escrever, o primeiro passo é considerar quem é sua audiência, ou melhor, a persona para quem o conteúdo é direcionado.
Às vezes, muitas pessoas ainda não sabem o que querem e buscam informações aleatoriamente para seus problemas, se você conseguir escrever um texto claro, abordando um problema que atinja essa pessoa, você desperta o interesse desse leitor, propondo uma solução e um método para ajudá-lo.
Para isso, você precisa entender um pouco sobre copywriting. Em primeiro lugar, o Copy é uma técnica de escrita onde habilidades, boas práticas e recursos são utilizados para engajar e persuadir o leitor a tomar alguma ação.
A princípio, essa técnica, ao contrário do que alguns pensam, não é apenas escrever pensando em conversão, e sim em um texto bem elaborado com o objetivo de engajar, trazer a pessoa mais para perto, com potencial de conversão e poder de influenciar a persona.
O copywriting é apenas o nome dado ao tipo do texto voltado para um nicho específico levando sua persona a tomar uma determinada ação, seja ela assinar uma newsletter, fechar uma venda ou gerando uma curiosidade.
O poder dos ganchos de atenção
Agora que o conceito de copywriting ficou claro, você precisa saber como construir seu texto. E um dos pontos é uma escrita persuasiva. Para isso, vou te contar um segredo, existem princípios psicológicos que estruturam a nossa conduta, e esses princípios influenciam nossos leitores, chamados de armas da persuasão.
Na técnica de copywriting, persuadir é mostrar ao leitor que algum produto ou serviço será benéfico para ele, com isso, é importante utilizar facilitadores do cérebro para a tomada de decisão enquanto escrevemos um texto para incentivar nossa persona a tomar uma ação.
Como fazer isso?
Gancho de atenção
Ganchos são táticas utilizadas que consistem em desenvolver uma primeira sentença de impacto para captar a atenção do público. Nesse sentido, essa é a parte mais importante do seu texto, pois, determinará se o leitor vai ou não permanecer com você. Então, não é só questão de criatividade e talento, você precisa conhecer o seu público e escolher palavras, contexto e objetivo corretos.
Sobretudo, para atrair a atenção do leitor, o melhor lugar para isso, é na introdução. Esse é o gancho matador! De preferência na primeira frase, pois, é o primeiro contato com seu público, após ler o seu título. O ideal é que você seja breve e certeiro, escolhendo as palavras certas.
Gatilhos Mentais
Prova social:
Seja um dos mais de 1 mil empreendedores que já foram impactados pela nossa solução de marketing digital.
Autoridade:
Esse método foi utilizado por empresas, como a Creative.
Estímulo:
Desenvolva uma filantropia como o Bill Gates.
Construção do texto
Agora, se você voltar ao início do texto e ler do começo ao fim, vai perceber que eu começo com um título que desperta um desejo (elaborar um texto que chame atenção), algo que é natural do ser humano, pois, o cérebro humano trabalha com mensagens completas; começo, meio e fim.
Em seguida, faço uma abertura usando um gancho de atenção, defendo a importância do material que você lê a seguir, despertando curiosidade.
Posteriormente, situo o leitor mostrando o problema atual pelo qual ele precisa aprender a minha técnica incorporando ao texto todo o contexto que preciso passar para meu público.
Só assim, começo o passo a passo, mostrando a solução, com clareza, com uma linguagem de fácil compreensão, evitando um linguajar técnico. Seja natural e objetivo.
Quando você finalizar seu texto, revise, e vá para a oferta. É nesse momento que você vai encaminhar o seu leitor para realizar a ação desejada! Use um CTA (call to action – chamada para ação).
Em suma, se você tem uma oferta exclusiva para um nicho específico, use seu conhecimento sobre aquela persona e crie um call to action relevante.
E aí, já se sente mais preparado para começar a escrever textos mais persuasivos?
Não esqueça de compartilhar com a gente se esse conteúdo foi útil para você, vamos gostar de saber!
Siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.