Como seria o mundo sem o Marketing

Como seria o mundo sem o Marketing

Palavra com 9 letras que ilustra as demandas do mundo moderno, MARKETING!
Muitas empresas, e talvez você, ainda não acredite no poder do marketing, até provarmos como o mundo seria ruim sem ele.
Sabe aquela promoção da Black Friday que você esperou o ano todo? E a promoção da passagem aérea para conhecer o nordeste nas suas férias? Bem como aquele e-mail marketing que você recebeu com o curso que hoje você está cursando.
Pois é! Tudo isso seria impossível sem o Marketing, principalmente o digital.
O Marketing vai muito além de oferecer produtos e serviços, é sobre conhecer as pessoas. É a pura arte criativa de explorar os desejos, interesses e necessidades do ser humano.

Como nasceu o Marketing? 

Primeiro, nasceu a oportunidade. Com ela, vieram a criatividade, persuasão, conhecimento, estratégia, dentre outras características.

Mas, antes mesmo de ser Marketing, propriamente dito, ele já existia na antiguidade, através das práticas de escambo.

Assim, o conceito de Marketing surgiu com o nascimento do Capitalismo, no século XV, se concretizando com a Revolução Industrial no século XVIII, com a introdução das ofertas e demandas.

E o profissional de Marketing? 

Sob o mesmo ponto de vista, ele nasce com o DNA da criatividade aflorado. Ele enxerga além das pessoas, enxerga o que as pessoas desejam e como elas desejam. Porém, com o avanço da era digital, esse profissional, atualmente, se encontra muito mais capacitado, e somente a criatividade não atende mais aos requisitos básicos, capacidade analítica de dados e foco em resultados são outras características do profissional de marketing.  

O Mundo sem Marketing

Voltando ao mundo sem Marketing, conseguiu imaginar sua vida sem ele? É só voltar aos anos 80, no máximo anos 90… onde tudo era mato… (pegou a referência?).

Iríamos permanecer com propagandas em rádios, jornais, televisão… E o que seriam dos digitais influencers?

Assim, o mundo sem marketing digital é o tal Outbound Marketing, o marketing tradicional, que visa trazer os clientes oferecendo serviços ou produtos.

Outbound Marketing

Esse é o marketing de propagandas no rádio, jornais, TV, revistas, cartazes, patrocínio de eventos e todos os meios tradicionais de publicidade. Mas, se você analisar bem, já viu o Outbound Marketing no meio digital também. Você já deve ter sido interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, e-mails em massa e pop-ups (janela que se abre no navegador ao visitar um site).

E o inbound Marketing?

O principal objetivo do Inbound Marketing (marketing de atração) é atrair e fidelizar clientes. Ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, mas despertar o interesse para ele vir até você. Essa atração é feita através de conteúdos de qualidade para seu público.

Um exemplo de Inbound Marketing na prática é ter um site focado em SEO e na experiência do usuário, criando um blog que servirá de canal de atração e referência.

O Inbound está, cada vez mais, conquistando seu espaço, e se tornando mais relevante a cada momento. Ainda assim, o Outbound continua presente, e com as estratégias certas, criatividade e inovação, seu negócio pode ter muito sucesso com essa abordagem.

Mas, nada disso seria possível sem o privilégio do mundo com marketing digital.

Quais as desvantagens do mundo sem o Marketing Digital?

Em suma, você não teria tanto engajamento, sua comunicação com seu público-alvo seria menor, seu investimento em ações publicitárias seria maior e a possibilidade de avaliar a própria campanha em tempo real não existiria.

O mundo da era digital

Estamos numa era onde a presença digital se tornou um componente central para os negócios. Hoje, tudo é digital – os canais, os produtos e serviços, a operação, os concorrentes e claro, os clientes são digitais. 

Os negócios vencedores serão os que se reinventarem continuamente. Quem ficar parado perderá relevância e ficará fora do mercado – independente do tamanho da empresa e setor de atuação. 

Assim, depois de refletirmos sobre a importância do Marketing Digital, concluímos que ele é essencial na tomada de decisões para marcas e empresas vencedoras.

Portanto, aproveite que o mundo não acabou no ano 2000 (o bug do milênio, que ainda bem que não ocorreu), nem em 2012 (segundo os Maias) e o Marketing Digital nunca deixou de existir e continua evoluindo, e pare de procurar pela agência ideal para os seus negócios. Estamos aqui, somos Creative.

Gostou do nosso artigo? Portanto, siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.  

Compartilhe essa postagem