Descubra como funciona o Marketing de influência

Descubra como funciona o Marketing de influência

Maisa, Juliette e whindersson nunes
Marketing de influência é uma estratégia que ocorre nas redes digitais, focando indivíduos (influencers), que exerçam influência sobre potenciais clientes. Ele age através de influenciadores que o púbico reconhece facilmente e tem empatia. Assim, fica muito mais fácil chegar até seu público, fazendo-o acreditar em sua mensagem.

O que é Marketing de Influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital?

Marketing de influência quando aplicado à sua estratégia digital pode trazer diversos resultados satisfatórios para seu negócio/marca.

Esse tipo de marketing refere-se a uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes com influência sobre um público que já é super engajado. Ou seja, que já tem muita proximidade com seu público.

O objetivo é trabalhar com esses influenciadores digitais/influencers (os produtores ou criadores de conteúdo), criando uma ponte entre seu negócio/marca e o público influenciado por eles. A estratégia aqui é impactar positivamente nas suas ações de marketing digital, adquirir novos clientes, gerar confiança (pois essas pessoas já confiam e se identificam com o influenciador), estabelecer parcerias e proximidade.

Os influencers estão presentes nas redes sociais e demais veículos do meio digital e são ótimos divulgadores porque estão próximos da vida das pessoas e passam segurança para seus seguidores.

Influenciador digital

Portanto, influenciadores digitais são pessoas capazes de influenciar milhares de outras pessoas por diferentes canais de comunicação. Atualmente existem diversos tipos de influenciadores para diferentes tipos de assuntos, marcas, empresas etc.

Exemplo de influenciadores digitais

Nano influenciadores (1k a 10k)

Eles têm um alcance reduzido, mas possuem uma alta interação com seus seguidores e uma alta taxa de engajamento. Um bom diferencial é o investimento necessário para ser feito um “publipost” com esse influenciador que costuma ser baixo.

Micro influenciadores (10k a 50k)

Assim como os Nano, estes também possuem uma taxa grande de engajamento e conversão, em sua maioria tem um público mais nichado e um grande poder de influência sobre os seus seguidores. É uma ótima alternativa para negócios locais, entretanto o valor para investimento é um pouco maior.

Médios influenciadores (50k a 500k)

Esses ficam no meio-termo entre o micro e o macro influenciadores. Sob o mesmo ponto de vista, conseguem chegar em um bom número de pessoas com uma taxa de engajamento considerável.

Macro influenciadores (500k a 1M)

Os influencers desta categoria costumam falar sobre temas específicos, mas que interessam muitas pessoas, atingindo um público diverso, entretanto, com interesses em comum.

Mega influenciadores (1M a 5M)

São perfeitos para uma divulgação em larga escala, eles atingem muitos usuários, mas a taxa de engajamento deles é menor que as outras categorias de influencers e o custo de contratação costuma ser alto, então é necessária uma estratégia cautelosa ao contratar um desses.

Celebridades (5M+)

São pessoas que cresceram muito e ganharam fama nos meios de comunicação. Nesse perfil eles contam com uma grande audiência que os acompanha independente do que é falado e trazer a sua marca para o dia a dia dessa celebridade é uma boa jogada, pois os seguidores deles querem ver como é a rotina dessa celebridade.

Vantagem do Marketing de Influência

A maior vantagem do marketing de influência é que ele alcança o público certo!

Ele impacta pessoas que já estão interessadas no segmento que sua empresa atua. Através do influenciador, que já tem essa audiência, você não precisa investir em procurar esse grupo de pessoas.

Essas informações, sobre o perfil dos seguidores, o próprio influenciador vai apresentar, proporcionando um direcionamento de suas ações e estratégias.

Fora isso, seus novos clientes vão se aproximar da sua empresa, potencializando o posicionamento da sua marca.

Influenciador x Agência

Agências, como a Creative, desenvolvem um papel importante nessa relação entre as empresas/marcas e os influenciadores, visto que somos nós que fazemos toda parte operacional e estratégica para escolher o melhor influenciador para o seu negócio, buscando sempre atingir o seu público da melhor forma.

Conclusão

Para resumir, o uso do Marketing de Influência é importante para transmitir, através de um influenciador (uma pessoa querida pelo público), informações do seu negócio que possam favorecer sua marca, gerando resultados positivos para sua empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre Marketing de Influência?

Aproveite para conferir nosso artigo completo sobre os mitos e verdades sobre o Marketing Digital e siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.  

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