Influenciadores digitais… Provavelmente você já foi influenciado por algum deles.
A característica mais marcante dos influencers é ter seguidores fiéis, engajados e que se interessam por seus conteúdos, além de gostar da personalidade daquele influenciador.
Mas, qual a estratégia por trás de todo esse poder dos influenciadores?
Veja a seguir o que descobrimos.
O segredo do tempero dos influencers
Um dos maiores poderes que os influenciadores têm, vem da identificação que eles criam com seu público. Essa proximidade gera confiança, por isso, os influencers formam grandes aliados ao marketing, principalmente o digital.
Grandes empresas acreditam no poder dos influenciadores e os procuram, pois sabem dessa força que eles estabelecem entre a marca e o público (cliente final).
Um produto, quando divulgado no Instagram por um influenciador digital, tem grandes chances de aumentar sua procura por ele. Dependendo do influencer, o produto pode ser vendido rapidamente.
O começo de tudo
Os influencers começaram a ganhar espaço nas redes sociais em 2008. Em 2010 tiveram oportunidade de atuar com sistemas de propaganda on-line mais elaborados e só em 2014 que as marcas voltaram seus olhos de fato para os influenciadores, o modelo de influência evoluiu, e eles construíram sua própria audiência.
Estratégias Virais
Muitos influencers utilizam estratégias que tem como objetivo a criação de um conteúdo com poder para ser muito compartilhado, comentado e visto pelo público. Aqui, a estratégia utilizada é o seu próprio público-alvo.
Esses conteúdos podem ser em tom de humor – que geram identificação -, promovendo algum tipo de desafio, ou uma mistura de fatores, mas que ao final, garantam muito engajamento.
Um exemplo são influencers que fazem sorteios e promoções em seus perfis das redes sociais.
Festas de aniversários, chás de bebê, casamentos etc., divulgando toda a publicidade oferecida, também são válidas.
Humor como estratégia de Marketing
Casos como os dos 4 amigos e Whindersson Nunes são alguns exemplos de que é possível ganhar dinheiro com humor. O que quero dizer é que atualmente esses comediantes consolidaram suas carreiras em virtude do humor, mas sem o marketing, esse processo talvez seria um pouco mais demorado.
Whindersson conseguiu, até o momento, atingir uma marca inacreditável no Instagram, mais de 55 milhões de seguidores. Considerado como rei da internet, o Youtuber e comediante é um dos maiores influenciadores do brasil. Seu canal do YouTube tem mais de 40 milhões de inscritos.
Com os 4 amigos, não é diferente! Dihh Lopes, Márcio Donato, Afonso Padilha e Thiago Ventura, formam o quarteto mais completo do humor na atualidade, aqui está o porquê: Dihh Lopes é a figura do cara casado que reclama da rotina do relacionamento, Márcio Donato é o brasileiro que adora um barzinho e tudo que estiver relacionado ao álcool, Afonso Padilha, por incrível que pareça, é o galã do grupo, abandonado pelo pai e que tira sarro da situação, sempre enaltecendo a figura de sua mãe, e Thiago Ventura conta suas histórias da época em que era pobre e vivia em Taboão com sua família, sempre com um palavreado muito único e seu boné a tira colo. Juntos, eles somam mais de 10 milhões de seguidores no Instagram, fora a página oficial do grupo, que no YouTube já tem quase 4 milhões de inscritos. Os estilos únicos e muito bem definidos de cada comediante agregam qualidade e diversidade ao show.
Aqui está o segredo para tanto sucesso:
É simples, tanto Whindersson como os 4 amigos se tornaram uma marca. Whindersson tem uma equipe de empresários, assessores de imprensa e marketing, além de uma marca exclusiva de roupas. Os 4 amigos, possuem uma loja oficial em seu site, disponibilizando para seus fãs, roupas, canecas, bonés, capas para celulares etc.
A marca é o que conecta o cliente (nesse caso, fã), com o produto (nesse caso, ídolo), por isso ela precisa demonstrar capacidade de negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e uma melhor experiência de quem escolhe por você. Ela deve representar seu conjunto de valores e auxiliá-lo a trilhar o melhor caminho.
Você pode não saber, mas é aí que o Marketing Digital entra. Nessa construção e estratégia de posicionamento da sua marca.
Nada disso seria possível se todos eles não tivessem o principal: talento! E isso, eles têm de sobra.
Técnica Virginia Fonseca
Virginia atingiu 30 milhões de seguidores na última semana na sua rede do Instagram. O segredo do seu poder de marketing? Ela prende a atenção do seu público mostrando seu dia a dia com uma conexão real. E conexão gera influência.
Um produto divulgado por ela vende exorbitantemente em poucos dias.
Virgínia fala com um público exato, na maioria são mulheres. Ela sabe para quem e com quem está falando. Por isso sua alta taxa de engajamento.
E para ajudar, Virgínia é casada com Zé Felipe, filho de Leonardo, por quem as pessoas têm grande estima nas redes sociais e vem de um público sertanejo, super engajado dentro e fora das redes.
A Virgínia é um fenômeno de engajamento muito parecido com a Juliette. Mas Juliette contou, em partes, com o próprio alcance do Big Brother Brasil, um dos maiores sucessos da Rede Globo e com uma equipe de 20 pessoas.
A verdade é, influenciadores digitais são pessoas capazes de influenciar milhares de outras pessoas por diferentes canais de comunicação. Atualmente existem diversos tipos de influenciadores para diferentes tipos de assuntos, marcas, empresas etc.
Se você quiser saber um pouco mais sobre Marketing de Influência, não deixem de conferir nosso artigo sobre Como Funciona O Marketing De Influência.
Gostou do nosso artigo? Portanto, siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.