Os 6 pilares da experiência do usuário

Os 6 pilares da experiência do usuário

Experiência do usuário, do inglês user experience (UX), são todas as interações que um usuário tem com uma empresa e suas experiências, claro, ao utilizar seus serviços ou um produto. A experiência do usuário busca analisar quão é satisfatória a jornada do usuário interagindo com uma marca. Mas, você sabe quais são os pilares da experiência do usuário?

Você sabe o que é experiência do usuário?

Quando você navega em um site, o que você espera encontrar? Ou no momento em que entra em uma loja, em um bar temático, quando compra um novo jogo de videogame, vai pela primeira vez em um parque de diversões…? Você espera por novas experiências!

Seja como for, a experiência do usuário engloba todos os contatos de um cliente com a marca/empresa/produto. São as experiências desse cliente ao usar o seu produto ou serviço, incluindo a emoção.

Além disso, a experiência do usuário é importante para mostrar que marcas e empresas devem criar seus produtos para os usuários e não para si mesmas. De tal forma que, ele se senta à vontade e fique satisfeito com aquela experiência.

Existem alguns pilares importantes da experiência do usuário que devem ser considerados na hora de criar uma interface, por exemplo, para sua marca/empresa, e é isso que queremos compartilhar com vocês hoje.

Veja quais são:

Usabilidade

Todavia, a interface deve ser simples de navegar. A falta de usabilidade causa problemas cujas consequências aborrecem e frustram o usuário, impactando negativamente sua experiência.

Dentro da usabilidade, existem algumas metas que devem ser seguidas para uma melhor experiência, e são elas:

. Eficácia (capacidade do sistema de solucionar um problema e fazer o que ele espera);

. Segurança (garante a integridade do usuário ao usar seu produto ou serviço);

. Eficiência (relação do produto ou serviço com a experiência do usuário, em relação a clareza e agilidade);

. Aprendizagem (facilidade de uso e intuição do sistema para o usuário);

. Memorização (sistemas que não são usados com frequência, devem permitir a memorização de seus processos).

Utilidade

Todo conteúdo deve ser útil e estar à disposição do usuário, ou seja, o produto/serviço deve fornecer e descrever todas as funcionalidades esperadas.

Acessibilidade

Todo e qualquer acesso ao material da interface deve ser facilitado ao usuário, se não, todo seu trabalho será em vão.

Funcionalidade

Quando você pensar na sua interface, execute pensando em cumprir o objetivo para o qual ele foi pensado.

Design responsivo

Ele precisa funcionar pelo celular assim como pelo computador. Um layout responsivo é essencial para uma boa experiência do usuário, assim você evita o contato do seu público com o seu produto.

Testes

Eles devem ser feitos para descobrir tudo aquilo que convence mais o seu público a realizar a ação que você deseja. Testes tornam possíveis presenciar interações de usuários reais com o produto.

Enfim, a confiança é a principal barreira enfrentada pelos consumidores, e isso independe do seu produto, o usuário precisa confiar na sua marca e no que você tem a oferecer.

Você já teve alguma experiência ruim? Então, desabafe com a gente na nossa página do Instagram. Somos compreensivos!

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