Para que servem as redes sociais?

Para que servem as redes sociais?

Não é só para saber da vida dos famosos que elas servem. As redes sociais têm como propósito principal, conectar pessoas. Além de serem fontes de informações. Tudo que você precisa saber, está nas redes sociais. Mas qual o objetivo de cada uma das redes principais que conhecemos atualmente? Será que você está usando cada uma delas corretamente?
É o que vamos descobrir agora. Vem comigo!

As redes sociais, quando bem usadas, servem como: 

  • Fontes de interação e propagação de conteúdo; 
  • Interação das marcas com seu público; 
  • Divulgação de conteúdos de outros canais; 
  • Criação de conteúdo para ser consumido na sua própria rede; 
  • Engajamento. 

Se engana quem pensa que redes sociais só servem para gerar conteúdo. As pessoas esperam que as marcas conversem com seu público, sendo assim, é necessário monitorar sua presença nas redes e engajar com sua audiência. 

 Existem algumas regras fundamentais quando criamos redes sociais para uma empresa: 

  • Planejar; 
  • Usar sempre um perfil profissional; 
  • Ter uma voz própria; 
  • Alterar entre conteúdos próprios e de terceiros; 
  • Ter um calendário de publicação; 
  • Monitorar o tempo todo; 
  • Incentivar o diálogo.  

Evite a síndrome do objeto brilhante. Nunca perca a atenção das redes sociais que fazem sentido.  

Facebook 

Opte por vídeos ou textos que direcionem para seu blog, ou site. Se escolher pelo vídeo, o insira no próprio Facebook e não no YouTube, pois o Facebook valoriza quem hospeda vídeos na sua plataforma e a visibilidade do seu vídeo será maior.  

A princípio, motive seu público com enquetes e perguntas.  

Quando seu conteúdo não for em vídeo, use sempre imagens acompanhadas dos textos, imagens geram mais engajamento.  

O Facebook é uma rede que te permite usar a criatividade e abusar de textos, imagens, vídeos e links externos, então aproveite.  

 Instagram 

O Instagram é uma rede extremamente visual, então, se não tem apelo visual, não faz sentido estar no Instagram. Por esse motivo, tem um alto engajamento, maior que o seu colega Facebook.  

O objetivo principal do Instagram é o alcance de marca.  

Dicas para se dar bem no Instagram: capriche nas fotos e vídeos; tenha um calendário de postagens; foque bem no seu público; use hashtags nas descrições com palavras-chave; marque pessoas que fazem sentido nas publicações; mostre seu dia a dia, seja informal (principalmente nos Stories – o Instagram te permite isso). 

LinkedIn 

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Por isso, as interações podem influenciar a carreira, positiva e negativamente. É uma rede voltada para relacionamentos profissionais.  

O LinkedIn permite que a foto de capa da página da empresa seja uma foto que transmita o quanto a organização é sólida e séria (e não uma empresa de garagem). Por exemplo, uma imagem de toda equipe cai muito bem.  

O LinkedIn é uma rede que mistura dois perfis, o da empresa e do profissional (funcionário). Os profissionais de marketing são aqueles que vão fazer a propaganda da sua empresa na rede, já o dono da empresa, precisa ter um perfil interessante, que expressa conteúdo relacionado a organização, que mostra o quanto ele é competente e entende do assunto, que atraia seguidores e pessoas querendo fazer negócio com ele. Portanto, não é apenas um perfil.  

O perfil da empresa sempre estará ligado ao perfil dos profissionais, com ótimas recomendações, vários seguidores e profissionais qualificados. Ou seja, é para isso que você tem que trabalhar o perfil da sua empresa no LinkedIn.  

YouTube

O YouTube é o segundo maior site de buscas do mundo, perdendo apenas para o Google. É uma rede de compartilhamento de vídeos, dessa forma, sendo; fáceis de consumir, se adaptam facilmente, geram empatia, são compartilháveis e o grau de interação é extremamente fácil. Assim, só por essas características sua empresa já deve ter um canal no YouTube, mantendo uma frequência de vídeos sem perder conteúdo e divulgando seus vídeos em outras redes sociais e em suas listas de e-mails. 

Orkut

Não… Eu tô brincando. Só queria ver se você tinha lido até o final do texto!

Mas, quem não sente saudades do finado Orkut, que atire o primeiro mouse gamer sem fio!

Lançado em 2004 se tornou febre entre os brasileiros nos anos 2000 e fez os usuários entrarem de cabeça na onda das redes sociais. É uma das redes que mais deixa saudade nos usuários pelas suas comunidades únicas e criativas.

Gostou do nosso artigo? Portanto, siga nossas redes sociais e continue aprendendo conosco. Todo dia tem dicas que podem mudar a sua vida.  

Compartilhe essa postagem