O parente distante da rádio, o podcast, é um meio de comunicação que inova as estratégias de marketing das empresas. Ou seja, disponibilizado na internet por plataformas streaming, é um meio amplo que pode abordar diversas temáticas das formas mais variadas como; entrevistas, documentários, roda de conversa, entre outros.
Quer entender como essa estratégia de comunicação pode impulsionar seu negócio? Listamos 5 maneiras. Leia a matéria completa!
O que é podcast?

Também conhecido como, o parente distante das programações de rádios, o podcast é considerado uma ferramenta estratégica importantíssima para o marketing digital.
Trata-se da gravação de áudios com conteúdos que façam parte do universo da marca ou pessoa. Esses conteúdos são disponibilizados na internet em plataformas streaming, sendo acessados on-line ou baixados em celulares e computadores.
Sobretudo, os podcasts são considerados queridinhos, por sua simplicidade e benefícios que oferecem. Podem abordar temáticas de A a Z e em diferentes formatos, como; entrevistas, documentários, roda de conversa e entre outros.
E o mercado de podcast?
Por ser um dos queridinhos do marketing digital, estratégia crescente nesta nova Era, o mercado de podcast continua a crescer.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Runrun.it, o consumo de podcast por usuários mensais, vêm aumentando entre 21% e 24%, ano a ano. Afinal de contas, isso se deve a diversos motivos que vamos explicar mais à frente.
Principais benefícios do podcast
O que não faltam são motivos para aplicar essa estratégia de comunicação em seus negócios.
Por exemplo, veja abaixo:
Inúmeras possibilidades
Os podcasts podem ter durações variadas, a depender do intuito do negócio. Isso porque, é um formato de conteúdo que abraça diversos setores e segmentos corporativos.
Ele vai de formatos mais rápidos e dinâmicos, com menor tempo de duração (15min-30min), até conteúdos mais ricos em detalhes, com maior tempo de duração (30min-60min).
O podcast possui a simplicidade de ser gravado por qualquer pessoa. Assim como, um representante do negócio ou algum profissional contratado para ser a voz da empresa; por fim, possuindo uma boa dicção, carisma e conhecimento sobre o assunto, não há erro!
Com ele você também consegue adaptar o formato para o que combina melhor com o seu negócio!
- Entrevistas;
- Documentários;
- Debates;
- Roda de conversa com convidados.
Custo dentro do budget!
Por tratar-se de uma resolução audiovisual razoavelmente simples, com pouca variedade de equipamentos, o custo para investir neste meio de comunicação torna-se baixíssimo, dessa forma a produção se torna muito acessível!
Quer simular um orçamento para sua empresa? Clique aqui e fale com a nossa equipe! Teremos muito prazer em sanar ainda mais suas dúvidas.
Amplie presença digital
Com o podcast no ar e os episódios sendo gravados e disponibilizados com a frequência correta, você amplia sua presença nas redes sociais e torna seu negócio ainda mais digital!
Então, aproveite também para compartilhar os episódios no blog da marca, Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.
Mais do que isso, elabore uma estratégia multiplataforma.
Além do áudio, você pode filmar todos os seus episódios, transformando-o em um videocast, uma espécie de backstage e making off e disparar na internet, rendendo engajamento, likes e compartilhamentos.
Está procurando um parceiro para pensar na estratégia digital do seu negócio? Nós da Mooven Creative, podemos te ajudar!
Chame para ação!
A princípio, em todo material publicitário, é essencial que você chame seu público para uma ação. Afinal, existe uma estratégia por trás de toda essa produção, não é mesmo? Enfim, use call to actions (CTA) no início e final de todos os episódios.
Alguns exemplos de CTA:
- Siga nossas redes sociais
- Envie direct com sugestões de pauta
- Inscreva-se no canal
- Visite nosso site
- Participe do próximo evento da nossa marca
Com os CTA inseridos ao longo de seu podcast, você tem mais chances de conseguir mais seguidores nas redes sociais, prospects e clientes ou então leads, e muito mais.
Como podcasts impulsionam negócios?

E a pergunta que não quer calar. Além de todos os benefícios que o podcast pode trazer, como ele impulsiona negócios?
Listamos 5 maneiras:
1. Constrói relação com o ouvinte
Quem ouve podcast, geralmente o faz em paralelo a outras atividades rotineiras; limpar a casa, lavar a louça, preparar o jantar, voltar para casa do trabalho, entre outras.
Dessa forma, você insere sua marca de maneira indireta na rotina desse ouvinte. Você passa a fazer parte da vida dessa pessoa.
Ao ouvir o podcast, é como se a sua marca estivesse falando no ouvido do expectador. Entende como essa proximidade é extremamente forte?
A partir daí, você começa a criar uma relação com esse ouvinte que, quando bem trabalhada, evolui e prospera.
2. Constrói personalidade de marca
Se tem algo que o novo perfil de consumidor busca hoje em dia, é estar próximo de marcas humanizadas.
Tirar a marca de um pedestal, nas alturas, bem longe do cliente, é o objetivo do marketing nos últimos anos.
Hoje, os consumidores estão buscando por marcas que se posicionam como suas parceiras, amigas, que compartilham a vida ao seu lado.
Não é à toa que avatares virtuais estão sendo criados constantemente, como a Lu da MagaLu. Em síntese, essa estratégia é toda voltada a humanizar cada vez mais as marcas e estar cada vez mais perto das pessoas.
Com o podcast você também consegue trabalhar essa estratégia!
Ao ouvir a voz da marca “falando” com ele diariamente, o ouvinte se sente próximo.
Por meio dessa estratégia de comunicação o apresentador consegue transparecer o tom de voz da marca, divide características da personalidade do negócio, visões, sonhos e objetivos, como em qualquer diálogo humano. Tudo de forma indireta.
3. Entrega soluções para os problemas do seu cliente
Este formato de conteúdo possibilita seu negócio trabalhar também o marketing de conteúdo. Nesse sentido, é por meio dele que você pode trazer soluções para problemas que seu produto ou serviço soluciona na vida do consumidor, como; dicas dentro desse contexto e conteúdos gerais que circulam seu público alvo.
Em outras palavras, é a partir do marketing de conteúdo que você se torna um especialista no tema que está abordando, sendo referência de conhecimento para quem te acompanha.
4. Aumenta as formas como sua marca pode ser encontrada
Uma das formas orgânicas (sem investimento) da sua marca ser encontrada pelo seu público alvo na internet, é usando e abusando de palavras-chave.
Como seu podcast pode ser inserido em diversas plataformas de streaming, lá você precisa trabalhar muito bem as palavras-chave. Bem como, aumentar a sua chance de aparecer como sugestão para seu potencial cliente, no caso dele procurar por algum serviço que você oferece.
Dessa forma, vão aqui mais algumas dicas preciosas para escrever a descrição do seu podcast e conseguir ranquear em palavras-chave.
Na descrição, sempre responda a essas perguntas:
- Para quem é o podcast?
- Como ele pode agregar valor para os ouvintes?
- Quem é você ou sua empresa?
- O que eles podem esperar?
5. Vitrine de conhecimento
Nada melhor para mostrar que conhece sobre seu negócio do que falando sobre ele.
Durante as gravações, o apresentador se torna palco e ator sobre a temática que o negócio participa. Conforme trabalhar bem seu discurso, quem está do outro lado não terá dúvidas ao cogitar sua empresa para fechar negócios!
Creative Studios
Está convencido de que o podcast pode e vai melhorar o seu negócio?
Estamos juntos para dar esse passo importante! Entre em contato e converse com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudar e tirar todas as suas dúvidas!
Por fim, siga nossas redes socias e acompanhe nosso dia a dia de produções audiovisuais.