Lojas inteligentes (Smart Stores): inovação digital no varejo

Lojas inteligentes (Smart Stores): inovação digital no varejo

Comércio Eletrônico
Certamente, o aumento de vendas on-line mudou os hábitos dos brasileiros e esse costume se consolidou durante a pandemia de covid-19 em 2019, se estendendo até os dias atuais. Ou seja, quem apostou no e-commerce e lojas inteligentes, entendeu que esse é o caminho do futuro.  
Mas você sabe como tudo isso acontece? Por que, realmente, as pessoas compram on-line? E os motivos que as pessoas desistem de comprar? Quais setores são os mais beneficiados com estes novos hábitos? 
Aqui está o porquê. Nos adaptamos ao distanciamento social e tornamos parte da nossa rotina alguns rituais, dentre eles; comprar pela internet devido uma necessidade pura e básica.
Assim, começou com o fechamento dos comércios físicos, sem escolhas, os consumidores não viram outra saída a não ser, recorrer aos e-commerces.  

Mas, o que são os e-commerces? 

Primeiramente, e- commerce, ou comércio eletrônico, são as vendas pela internet, de uma empresa, fabricante ou revendedor, realizadas através de uma plataforma virtual.  

Não confunda e-commerce com loja virtual 

Certamente, e-commerce não é apenas seu site ou portal de vendas, essa parte é a loja virtual, então, a loja virtual é uma parte do e-commerce.  

E-commerce e Marketplace são a mesma coisa? 

Antes de mais nada, não. Em primeiro lugar, o marketplace oferece uma plataforma comum para que empresas vendam seus produtos. O lojista apenas precisa fazer um cadastro e catalogar seus produtos dentro de uma estrutura totalmente pronta.  

O poder das compras on-line 

A necessidade de compras não pode ser, somente, a única justificada para tal aderência ao mundo digital. Mas quando juntamos a mudança de hábitos de consumo da população, conseguimos explicar a migração dos brasileiros para compras digitais. 

Com isso em mente, concluímos que as lojas físicas sofrem com a concorrência do comércio on-line, mas novas tecnologias têm sido desenvolvidas para melhorar a experiência do cliente e facilitar suas compras.

Assim, surgem as “Smart Stores”, lojas inteligentes com novas propostas de um modelo construtivo à dinâmica de funcionamento, onde tudo envolve inovação, modernidade, sustentabilidade e tecnologia.

Smart Stores: lojas inteligentes

As Smart Stores têm conquistado seu lugar no varejo, reduzindo o tempo de espera, tornado o processo de compras e pagamento automatizados, dispensando atendentes e proporcionando um horário de funcionamento 24 horas.  

Da mesma forma, os consumidores esperam que as lojas físicas se tornem Smart Stores, abrangendo o digital e o presencial. Os principais motivos que justificam a aderência ao mundo digital das compras é a praticidade por não ter que sair de casa e poder comparar preços mais rapidamente e instantaneamente.   

Os donos dos e-commerces devem apenas se atentar para algumas reclamações (pois nada na vida é um mar de rosas) dos consumidores em relação ao preço dos fretes.

Ou seja, esse é um fator de atenção para desistência na hora da tomada de decisão das compras on-line em comparação às lojas físicas, junto ao fator que on-line, o consumidor não consegue ver o produto ao vivo.  

Quais as vantagens dessas lojas inteligentes?

  • Praticidade na compra;
  • Segurança para os usuários e fidelização para o proprietário;
  • Mobilidade total para a mudança de instalação da loja;
  • Redução de custo com funcionários;
  • Compromisso com a sustentabilidade;
  • Melhor experiência do consumidor.

Honest Market x Smart Store (lojas inteligentes)

No Brasil, já temos alguns cases de honest market em condomínios. A princípio, trata-se de uma mini loja de conveniências de autoatendimento. Não existe um vendedor, os pagamentos são geralmente feitos por aplicativos, baseado na confiança do consumidor.

Ou seja, são alocadas em uma área comum do condomínio, destinada a oferecer produtos para venda aos moradores, podendo ser snacks, bebidas frias, chocolates, sanduíches, entre outros. Essa venda é feita através de autoatendimento.

Por outro lado, no caso da Smart Store, o cliente se conecta também por aplicativo, mas suas compras são asseguradas através de sensores combinados com inteligências artificiais. Os produtos capturados nas prateleiras são automaticamente registrados em um carrinho virtual.

Por fim, ao concluir as compras, a conta deve ser paga para que o cliente seja liberado com seus produtos.

Amazon Go: a Smart Store da Amazon

Certamente, a gigante Amazon é um excelente case de sucesso quando o assunto é loja inteligente.

Com a Amazon Go o cliente tem acesso a uma loja de conveniência automatizada, sem a necessidade de um caixa ou utilizar um posto de auto-checkout. A primeira loja foi inaugurada na cidade de Seattle nos Estados Unidos, em janeiro de 2018. Agora a empresa já conta com 29 lojas ativas.

Vídeo oficial apresentando a Amazon Go

Atenção! 

Uma dica importante, assim como se faz em lojas físicas, faça compras em lojas virtuais de confiança.

  • Confira se o site disponibiliza canais de atendimento;
  • Verifique a reputação do site;
  • Não utilize computadores públicos para fazer compra pela internet;
  • Mantenha o antivírus atualizado;
  • Desconfie de preços muito baixos;
  • Não revele a senha do cartão de crédito e seja feliz!

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